sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ciência confirma o que o Espiritismo ja havia nos dito


É chegado o tempo de regeneração para o planeta Terra. Entretanto, ainda há aqui muitos espíritos que não conseguem se interessar em evoluir e amar. Eles necessitam, para continuarem suas experiências, de um ambiente condizente com o grau evolutivo que apresentam. Sendo assim, Deus, nosso Pai, prepara, pelo espaço afora, outros mundos para recebê-los. Muitos espíritos já migraram para novos mundos. E muitos ainda migrarão para, ao mesmo tempo em que se melhorarem, contribuirem com o aperfeiçoamento de espíritos jovens. Esta obra relata uma visita feita a um destes planetas. As descrições impressionantes do autor nos lembram pelo menos duas das citações de Jesus: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão” (João, cap. X, vv. 27 a 28) e “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (João, cap. XIV, vv.2).

Descoberta 'Super-Terra' potencialmente habitável próxima ao Sistema Solar

Planeta que orbita a estrela HD 40307 tem ano equivalente a 200 dias e gira em torno de si mesmo, como a Terra. Sistema fica a 42 anos-luz do Sistema Solar

BBC 
BBC

Divulgação
Concepção artística do HD 40307g, planeta que pode ser habitável e fica a 42 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos de vários países encontrou uma "superterra", um planeta que pode ter um clima parecido com o da Terra e com potencial para ser habitado, a apenas 42 anos-luz de distância.

O planeta orbita em volta da estrela HD 40307. Anteriormente, sabia-se que três planetas orbitavam em volta desta estrela, todos eles próximos demais para permitir a existência de água.

Mas, outros três planetas foram encontrados em volta da HD 40307, entre eles a "superterra", que tem sete vezes a massa da Terra e está localizada na zona habitável do sistema, onde a água líquida pode existir.

O planeta, batizado de HD 40307g, tem a órbita mais externa entre os seis em volta da estrela e percorre esta órbita em um tempo equivalente a 200 dias terrestres. E, o mais importante, os cientistas acreditam que o planeta gira em torno de seu próprio eixo, o que gera o efeito de dia e noite.

Leia também:
Astrônomos descobrem planeta maior que a Terra e feito de diamantes Novo satélite europeu vai procurar 'Super Terras' Cientistas descobrem novo planeta composto por água em sua maior parte Via Láctea tem bilhões de planetas supostamente habitáveis
Com isso, aumentam as chances de ele ter um ambiente mais parecido com o da Terra. "A órbita mais longa do novo planeta significa que seu clima e atmosfera podem ser os certos para abrigar a vida", disse Hugh Jones, da Universidade de Hertfordshire, que participou da pesquisa.

A estrela HD 40307 é uma versão menor e mais fria do Sol, que emite luz laranja. Foram as variações sutis nesta luz que permitiram que os cientistas, trabalhando com a rede Rocky Planets Around Cool Stars (Ropacs), descobrissem os outros três planetas.

A última descoberta se junta aos mais de 800 exoplanetas (planetas de fora do Sistema Solar) já conhecidos pelos cientistas e parece ser apenas uma questão de tempo para os astrônomos finalmente encontrarem a chamada "Terra 2.0", um planeta rochoso com atmosfera e orbitando uma estrela parecida com o Sol e potencialmente habitável.

A pesquisa deve ser publicada na revista especializada Astronomy and Astrophysics.

Descoberta pela luz 
A equipe internacional de cientistas usou um instrumento chamado Harps, localizado no Observatório Europeu do Sul, em La Silla, Chile.

O Harps não vê os planetas diretamente mas detecta pequenas mudanças na cor da luz de uma estrela causada pelas pequenas alterações gravitacionais causadas pelos planetas, uma medição e alta precisão.

"Nós fomos os pioneiros em novas técnicas de análise de dados incluindo o uso de comprimento de onda para reduzir a influência de atividades no sinal desta estrela", afirmou Mikko Tuomi, pesquisador da Universidade de Hertfordshire e que liderou a pesquisa. "Isto aumentou significativamente nossa sensibilidade e permitiu que revelássemos três novas superterras em volta da estrela conhecida como HD 40307, transformando-a em um sistema de seis planetas."

O próximo passo da equipe de cientistas é usar telescópios baseados no espaço observar diretamente o planeta HD 40307g e descobrir qual é sua composição. Recentemente, o Harps foi usado para localizar outro exoplaneta, desta vez orbitando uma estrela do sistema Alpha Centauri, o mais próximo ao Sistema Solar, a apenas quatro anos-luz de distância.